Confira aqui algumas dicas para gastar menos gasolina.
Com os altos preços da gasolina, grande parte das pessoas que têm carros e motos buscam economizar o máximo possível com combustível.
Neste artigo, trouxemos algumas informações para você que quer gastar menos gasolina no dia a dia.
Escolha a melhor opção de combustível
Se o seu carro for flex, em outras palavras, funcionar a base de álcool ou gasolina, obviamente, busque usar sempre o mais barato.

Procurar variações de preços em postos de combustíveis diferentes também é interessante. Alguns destes estabelecimentos vendem estes produtos com um valor acima da média nacional, por isso, evite-os.
Porém, lembre-se, os motores costumam gastar mais etanol do que gasolina.
Por isso, veja quanto seu carro faz por litro com álcool e gasolina e depois faça as contas para saber qual combustível será o mais econômico.
Carros com câmbio CVT
Carros que possuem o câmbio tipo CVT (Transmissão Continuamente Variável) costumam gastar menos gasolina e álcool.
Isso ocorre porque este tipo de veículo não utiliza engrenagens na hora da troca de câmbio.
Porém, tenha cuidado na hora de comprar carros automáticos, pois alguns modelos mais antigos consomem mais combustível do que os com câmbio manual.
Manutenções ajudam a gastar menos gasolina
As manutenções veiculares são importantes não só para economizar combustível, como também para aumentar a vida útil do automóvel e a qualidade das peças.
Estas revisões são importantes, pois fazem com que o motor gaste menos combustível na hora em que você está dirigindo seu carro.
A maioria dos manuais de veículos indicam qual a quilometragem ideal para fazer a sua manutenção veicular.

Freepik
Óleo
O ideal é trocar o óleo lubrificante do carro a cada 10.000 km rodados. Já para carros que possuem mais de 5 anos, o ideal é fazer a troca a cada 7.000 ou 8.000 km rodados.
É de extrema importância seguir todos as especificações de óleo que são recomendadas pela montadora do carro, tendo em vista que, se usar o tipo errado, além de gastar mais, pode comprometer o motor do seu veículo.
Troca de marcha e rotações por minuto
Segurar uma marcha mais baixa por muito tempo enquanto dirige pode fazer com que você gaste muito álcool ou gasolina.
Sendo assim, sempre troque a marcha no momento certo, pois esta ação mantém a rotação do motor compatível com a marcha escolhida.
Já quando o assunto é a rotação por minuto (ou RPM) do motor, o ideal entre os carros populares é de 2.000 a 2.500 RPM.
Cuidados com os pneus
Mantenha seus pneus calibrados na medida certa. Se ele estiver murcho, gastará mais gasolina, pois sua força de arrasto será maior e exigirá mais do motor.
Um pneu mal calibrado pode aumentar o gasto de combustível em até 20%.
Calibrar a mais o pneu não é recomendado, pois, ele até pode consumir menos gasolina, mas não terá uma boa estabilidade.
O tamanho do pneu também influência na hora de abastecer.
Pelo fato de ser maior, ele também é mais pesado, e quanto maior o peso do carro, mais gasto com combustível ele vai ter.
Peso no carro
Se você quer gastar menos gasolina, evite levar muito peso no carro.
Como dito acima, quanto maior o peso, maior o gasto, pois o motor terá que trabalhar mais.
Se a bagagem do carro tiver mais de 10 quilos, ela já pode influenciar no gasto, por isso, procure levar apenas o necessário no seu veículo.
Carros elétricos
Pelo que tudo indica, o Brasil pode se tornar o país dos carros elétricos.
Este tipo de carro pode oferecer uma economia de mais de 80% na hora do abastecimento, e é uma ótima opção para quem buscar comprar carros que gastam pouco.
Cuidados com as janelas abertas e ar-condicionado
Ficar com vidros do carro aberto enquanto dirige em alta velocidade pode aumentar o consumo de combustível do seu veículo.
Ao dirigir em uma velocidade superior a 70 km por hora com as janelas abertas, o seu automóvel gastará cerca de 25% a mais de álcool ou gasolina.
Sendo assim, se você quer gastar menos gasolina com seu veículo, mantenha as janelas fechadas enquanto dirige na estrada.
Já quando o assunto é o ar-condicionado, o seu uso pode aumentar o consumo de gasolina ou álcool em até 10% a mais que o normal.

Freepik
Evite frear ou acelerar bruscamente
Muitas vezes, essas ações são inevitáveis para evitar acidentes, mas, obviamente, quando não é necessário, evite acelerar e frear de maneira brusca.
Além de economizar combustível, acelerar e frear na hora certa ajuda a conservar o motor do seu automóvel.
Não use o carro no ponto morto
Algumas pessoas utilizam desta tática com o intuito de economizar gasolina, principalmente em descidas.
Além de ser uma prática perigosa, não é de forma alguma recomendada, pois pode desgastar o motor e o freio de carro e ainda por cima causar acidentes.
Pesquisa de mercado
Além de todos estes pontos, se você buscar comprar um carro ou moto, é sempre importante escolher o modelo certo.
Alguns automóveis costumam gastar menos gasolina e álcool do que outros, por isso, sempre faça uma pesquisa de mercado e busque por modelos mais econômicos.
Por fim, agora que você já aprendeu com a gente algumas dicas de como driblar o alto preço da gasolina com, que tal colocá-las em prática na próxima vez que for dirigir?
Leia também: Saiba como baixar o CRLV Digital
Créditos:
Fonte: Chaves na Mão - Por: Lucas Geremias
Comments